O Seminário Atendimento Fraterno objetiva oferecer reflexões sobre o tema e apresentar conteúdos relacionados à sua prática, como a recepção a quem chega, o perfil e ação do atendente fraterno, o âmbito da ação, as fases do atendimento, o saber ouvir, para auxiliar aqueles que desejam iniciar o trabalho nesta seara, os que já estão envolvidos nesta atividade, bem como para aqueles que se disponham a implantar o Atendimento Fraterno nos Centros Espíritas.
Tal como a obra escrita pelos integrantes do Projeto Manoel Philomeno de Miranda, o seminário se destina a estudiosos, pesquisadores, espíritas em geral, e tem como finalidade promover lições e orientações de inestimável valor doutrinário, ético, moral, filosófico e espiritual, para que os trabalhadores do Atendimento Fraterno tenham uma prática salutar e consciente.
Recepção do atendido e saber ouvir; Perfil do Atendente: qualidades humanas e requisitos doutrinários.
Fases do atendimento fraterno: Atender, Responder, Personalizar, Orientar; Atendimento Fraterno online.
Perguntas e respostas.
Palestra pública com Divaldo Franco.
A palestra de encerramento do Seminário Atendimento Fraterno será conduzida por Divaldo Franco. Nesse momento, teremos a oportunidade de absorver valiosos ensinamentos e reflexões sobre o serviço fraterno, enriquecendo nossa compreensão e fortalecendo nosso propósito de auxiliar aqueles que buscam amparo e orientação.
Divaldo Pereira Franco é um dos mais consagrados oradores e médiuns da atualidade, fiel mensageiro da palavra de Cristo pelas consoladoras e esperançosas lições da Doutrina Espírita.
Com a orientação de Joanna de Ângelis, sua mentora, tem mais de 250 obras publicadas, de vários Espíritos, muitas já traduzidas para outros idiomas, levando a luz do Evangelho a todos os continentes sedentos de paz e de amor. Divaldo Franco tem sido também o pregador da Paz, em contato com o povo simples e humilde que vai ouvir a sua palavra nas praças públicas, conclamando todos ao combate à violência, a partir da autopacificação.
Há mais de 70 anos, em parceria com seu fiel amigo Nilson de Souza Pereira, fundou a Mansão do Caminho, cujo trabalho de assistência social a milhares de pessoas carentes da cidade do Salvador tem conquistado a admiração e o respeito da Bahia, do Brasil e do mundo.
O Atendimento Fraterno tem como objetivo primacial receber bem e orientar com segurança todos aqueles que o buscam.
Não se propõe a resolver os desafios nem as dificuldades, eliminar as doenças nem os sofrimentos, mas propor ao cliente os meios hábeis para a própria recuperação.
Apoiando-se nos postulados espíritas, o Atendimento Fraterno abre perspectivas novas e projeta luz naqueles que se debatem nos dédalos das aflições.
Mediante conversação agradável, evitando-se atitudes de confessionário, o atendente fraternal deve saber desviar os temas que incidem nos vícios da queixa, da lamentação, da autopunição, demonstrando que o momento de libertação e paz está chegando, mas a ação para o êxito depende do próprio paciente, que deve iniciar, a partir desse momento, o processo de autoterapia.
Concomitantemente, o atendente fraterno, em razão dos propósitos que persegue e das circunstâncias em que ocorre, faculta aos Espíritos nobres adequado socorro ao cliente, que deverá permanecer receptivo ao mesmo.
Nessa ocasião, têm início a ação fluídica, o auxílio bioenergético, a inspiração que lhe propiciarão a mudança de clima mental, de psicosfera habitual, facultando-lhe a transformação interior para melhor e a rearmonização da alma que interagirá na aparelhagem orgânica.
Preparar-se bem, psicológica e doutrinariamente, faz-se imprescindível para o desempenho correto do mister a que o atendente fraterno deseja dedicar-se.
Ao lado desses requisitos cabe-lhe desenvolver o sentimento do amor, embora vigiando-se para evitar qualquer tipo de envolvimento emocional, jamais esquecendo a fraternidade gentil e caridosa como recurso hábil para a desincumbência da tarefa a que se propõe.
O atendimento fraterno na Casa Espírita é de vital importância, para que todo aquele que lhe busque a ajuda seja orientado com equilíbrio, guiando-o para o labor de autoiluminação.
Ditado pelo Espírito Joanna de Ângelis pela psicografia do médium Divaldo Franco.
Sinopse do livro:
Estamos no início das grandes transformações, e fenômenos próprios demonstram chegados os tempos anunciados pelas Escrituras e confirmados pelos imortais.
Tragédias de todo tipo sacodem o mundo físico, agora atormentado pela pandemia da Covid-19, demonstrando a fragilidade do ser humano no pedestal das suas ilusões ante o vírus devastador e fatal, ao mesmo tempo facultando a necessidade do amor e da solidariedade entre as criaturas para a sobrevivência ao caos. Mais cruel do que uma guerra, a pandemia em tela ceifará centenas de milhares de vidas, umas em razão do natural processo de mudança moral do planeta para Mundo de regeneração, outras que deverão partir para o exílio, após o período de convalescença nas respectivas comunidades às quais se vinculam.
Nesta obra, narrada pelo Espírito Manoel Philomeno de Miranda, o leitor acompanhará a jornada empreendida por dezenas de grupos de benfeitores espirituais encarregados, sob o comando de Ismael, de preparar a Era Nova na Terra, a fim de contribuir para a sua transição de Mundo de provas e expiações para Mundo de regeneração.
O Projeto Manoel Philomeno de Miranda foi criado no mês de maio de 1990, para dar apoio e treinamento aos integrantes da área mediúnica dos Centros Espíritas através de seminários, cursos e palestras.
Durante mais de três décadas, a equipe foi composta por José Ferraz, Nilo Calazans e João Neves. Contava, também, com Geraldo Carvalho de Azevedo, afastado das atividades por motivos de saúde.
Com a desencarnação do companheiro José Ferraz, em outubro de 2021, o grupo passou a ser formado por Tânia Menezes, José Amorim e Ulisses Bezerra.
A denominação do empreendimento espírita como equipe harmônica adquiriu identidade própria e se propõe a continuar oferecendo os serviços que vem executando há mais de 30 anos em prol da vivência e da educação mediúnica, conforme as bases da Codificação Espírita.
A abrangência das suas atividades envolve reuniões mediúnicas, vivência mediúnica, terapias pelos passes, qualidade na prática mediúnica, desobsessão e atendimento fraterno, ora reunidas em obras literárias adicionadas pelos livros Passes: aprendendo com os Espíritos e Estudando o Livro dos Médiuns, publicados pela Livraria Espírita Alvorada Editora (LEAL).
Divaldo Franco e Nilson de Souza Pereira fundaram a Mansão do Caminho, obra de amor e de fraternidade, no dia 15 de agosto de 1952, na cidade do Salvador.
Sob as luzes e as bênçãos da nobre mentora espiritual Joanna de Ângelis, a Mansão do Caminho floresceu, contribuindo com o aprimoramento intelectual, moral e espiritual de milhares de crianças que receberam desta Colmeia de amor a oportunidade ímpar de uma existência digna e feliz.
A instituição atende, gratuitamente, cerca de 3.200 crianças e adolescentes por dia, além de adultos e idosos carentes. Para os alunos das escolas, crianças da Creche A Manjedoura, albergados da Caravana Auta de Souza e funcionários, a Mansão do Caminho fornece cerca de 5 mil refeições.
Centro Espírita Caminho da Redenção | Mansão do Caminho
Endereço:
Rua Jayme Vieira Lima, 104
Salvador • Bahia
Contato:
projetompm@cecr.com.br
Política de cancelamento:
O Código de Defesa do Consumidor garante ao comprador o direito ao reembolso por desistência, descontada a taxa de serviço, em até 7 dias corridos, contados a partir da data da compra, desde que a solicitação seja encaminhada antes das 48 horas que antecedem o início do evento.